SEDIF: Erro “9999 – Falha de conexão com a Secretaria da Fazenda”

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Um cliente na área de contabilidade, o qual configurei e implantei um servidor Linux
(Firewall/Proxy) e também desenvolvi um website com um sistema web integrado, ligou
e informando que estava com um problema no sistema chamado SEDIF, perguntou se eu não
poderia ajudar. O setor informou que não estava conseguindo transmitir e que a seguinte
mensagem foi mostrada ao usuário:
“ERRO 9999 – Não foi possível conectar ao servidor da Secretaria da Fazenda, favor verifique sua
conexão com a internet.”
Na primeira dedução: “o firewall está bloqueando a conexão”. Entrei no site do SEDIF, baixei o
manual e verifiquei que as portas já haviam sido liberadas no Iptables (firewall Linux). Procurei
Secretário Executivo de TI – Prefeitura
Municipal de Caruaru e CEO da…
outra estação de trabalho no setor e verifiquei que o usuário estava transmitindo o arquivo pelo
mesmo software, o SEDIF. Então a conclusão foi que o problema estava na estação de trabalho.
Tratava-se de um problema local, um antivírus, um firewall do Windows que estaria bloqueando a
transmissão.
O SEDIF é um aplicativo desenvolvido para elaborar e transmitir o DeSTDA. Caso queiram mais
informações acesse o site: http://www.sedif.pe.gov.br/
O aplicativo utiliza o protocolo FTP (File Transfer Protocol) e HTTPS (Hyper Text Protocol Secure).
Com isso, as portas 21 e 443 precisam estar liberadas no firewall. Porém existe outra configuração
importante, que é a opções de internet no Internet Explorer. Após acessar as opções da Internet no
computador, verifiquei a seguinte situação:
No Internet Explorer -> Ferramentas -> opções da internet vá na aba Avançadas


Desmarquei a opção “Usar TLS 1.1”, “Usar TLS 1.2” e a “Verificar revogação de certificados do
servidor” e o usuário conseguiu transmitir pelo SEDIF.

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